Manual de Yoga p/ Iniciantes - Qual modalidade escolher?
É normal ter muitas dúvidas quando se decide praticar yoga. Nesse post vamos te ajudar a entender o que é yoga, de forma acessível e rápida. público-alvo: iniciantes
MANUAL DO YOGA
PRA LER COM CALMA:
ALINHAMENTO FILOSÓFICO - YOGA SUTIL
Nesse pequeno artigo iremos dar informações valiosas pra quem busca no yoga algo além das posturas corporais. Se você está nessa sessão é porque busca, de fato, entender e explorar o yoga em sua forma mais plena e profunda. Pra isso, te convido a respirar e ler com tranquilidade. Sem pressa e com presença! “Yoga o leva ao momento presente, o único lugar onde a vida existe." Ellen Brenneman
Aqui começa sua jornada no yoga, desfrute sem moderação. Deixamos os canais abertos para dúvidas e todos os nossos professores estão disponíveis caso surja dúvidas.
Quando falamos de yoga é preciso compreender que estamos falando de várias formas de práticas. Isso mesmo, yoga é uma prática, e essas práticas podem envolver posturas corporais, como é no hatha yoga e modalidades do ocidente, e práticas que vão muito além disso. Existem as que nem mesmo usam essas posturas corporais(asanas). A prática que fazemos no nosso tapetinho, 2x por semana, em uma escola de yoga, não representa 1% do que de fato o yoga é.
Por isso é uma alegria te ter aqui, isso simboliza que há uma intenção de autoconhecimento genuína. Essa busca não é rápida e nem é fácil, mas acreditamos ser um caminho que nos conduz à uma vida plena, equilibrada e consciente, onde passamos a conduzir nossa vida com autonomia e potência. Nessa jornada, o silêncio se torna o maior e melhor aliado. Dentro da tradição do yoga, o novo aluno/praticante é chamado de sadhaka(um buscador espiritual) ou yogin(um praticante de yoga).
Antes de começar, yogin, é preciso que sejamos francos. E a primeira coisa é: o aprofundamento no estudo sutil, teórico e filosófico do yoga inicialmente costuma nos dar a impressão de que as práticas de hatha yoga, vinyasa flow, ashtanga yoga, etc, das escolas e estúdios de yoga onde praticamos não passam de uma ginástica mística, que trás até vários benefícios pro corpo e pra mente mas que não representam o que yoga é de fato.
De fato, o aprofundamento na leitura de conteúdos sobre yoga pode gerar muitas dúvidas e questionamentos, principalmente se o que nós já fizemos até ali era yoga de verdade. Mas aqui vai uma dica importante: use o estudo para refinar sua prática de asanas(posturas), mantendo seu esforço e entrega, mas sem apego aos resultados práticos que isso pode gerar. Através do refinamento da prática física de asanas e pranayamas você vai aprender cada vez mais e mais a produzir o silêncio do corpo na mente, que deve ser o objetivo central de todo yoga moderno postural.
Quando falamos de diversas formas de se praticar yoga estamos falando de vários yogas, várias formas e vias diferentes que se leva para um mesmo lugar, que é o objetivo de todo tipo de yoga: meditar.
Podemos dizer então que o objetivo final de todos os tipos de yoga é fazer com que o praticante, que agora é você, consiga sentar e meditar(contemplar). E ainda mais importante que isso é fazer com que você consiga transportar todos os benefícios e aprendizados para sua rotina e para os pessoas à sua volta. Só assim saberemos que estamos no caminho certo e que a prática está gerando bons frutos!
Dito isso, podemos investigar um pouco sobre o significado dessa prática começando pelo sentido que a palavra yoga tem. Nos textos mais clássicos dessa tradição, que nasce na Índia, esse subcontinente banhado por diversas outras tradições espirituais como budismo e hinduísmo, a palavra yoga se refere a um estado da mente acessado através de várias técnicas ou disciplina seguidas pelo yogin. Sendo a primeira definição de yoga como um estado da mente, o segundo significado tradicionalmente definido é a própria disciplina que se leva a esse estado elevado da mente.
Então, podemos entender o yoga à partir dessas duas definições clássicas:
- yoga como estado da mente;
- yoga como uma disciplina/prática.
Também é de extrema importância saber que yoga é um universo de práticas, de sistemas filosóficos, de visões e pensamentos que foram transmitidos intuitivamente para grandes meditadores(mestres e sábios) da antiga Índia.
Você pode estar já se perguntando: e onde entra as tão famosas posturas de yoga? Calma, respira profundo e vamos seguir!
Quando praticamos as posturas(asanas), quando controlamos nosso respiração pelos pranayamas(técnicas respiratórias), quando fixamos nosso olhar em um ponto(drishti), quando entoamos um mantra numa sala de yoga, com vários outros praticantes, estamos buscando um ponto onde nossa consciência possa repousar. E através desse repouso, com entrega, paciência, leveza e disciplina, desenvolvemos uma mente forte e lúcida, enquanto nos conectamos à nossa real natureza, que é divina, segundo a própria tradição do yoga.
Até aqui podemos definir, então, que yoga é o próprio silêncio que se produz através das técnicas mas também é o próprio sistema de técnicas.
Quando começamos a falar de yoga não estamos apenas falando de uma atividade física. Quando falamos de yoga estamos falando de transformação. É como o ajuste de uma bússola interna que se desalinhou após tanta fuga de si mesmo! É tornar ativo o que já foi passivo e tornar consciente o que sempre foi ignorado. Praticar yoga é se empoderar de uma força, de um senso de direção ajustado agora para uma vida mais plena e feliz.
Lembra lá no início quando falamos das várias formas de se praticar yoga? Agora, finalmente, você vai saber qual nome damos a essas formas e quais praticamos aqui na Casa. Começamos pelo hatha yoga, que é o tipo de yoga mais praticado hoje no mundo e que a partir dele surgiu inúmeras outras modalidades.
As modalidades mais populares hoje são: ashtanga vinyasa yoga(ou ashtanga yoga), vinyasa flow, hatha vinyasa, kundalini yoga, iyengar yoga, acroyoga, etc.
Aqui é preciso fazer um importante adendo: o nome hatha yoga hoje é usado como uma modalidade mas agora você sabe que hatha yoga é o sistema que abrange todas essas modalidades que usam o corpo, os movimentos, e as técnicas que citamos lá em cima como um meio, ou ferramenta, para se atingir os estados sutis da mente e elevação espiritual.
Outro adendo interessante de se fazer é em relação à modalidade ashtanga vinyasa yoga, que hoje é conhecida apenas como ashtanga yoga. Porém, é preciso fazer a diferenciação entre a modalidade de movimentos ashtanga yoga, uma vertente do hatha yoga, e o sistema óctuplo de Patanjali, que cunhou o termo ashtanga yoga antes mesmo de Cristo. Provavelmente 200 ou 400 anos antes de Cristo. A modalidade de movimentos do ashtanga nasceu no século XX.
Seguindo, e falando ainda das modalidades mais conhecidas do ocidente, essa quantidade de modalidades, ou vertentes do hatha yoga, fazem parte do que chamamos de Yoga Moderno, e pra ser ainda mais preciso, yoga moderno postural. Que se inicia em nomes como Krishnamacharya, que passou seus ensinamentos adiante para Indra Devi, Pattabhi Jois, B.K.S Iyengar, Desikachar, entre outros;
Porém, há de se destacar a enorme diferença entre o hatha yoga tradicional, que tem suas raízes em tradições de mestres e sábios que passaram a usar o corpo como um instrumento para alcançar o estado de meditação. De alguma forma renegado por Patanjali, o corpo agora era ferramenta de transcendência e experiências espirituais para outros. Essas tradições eram, principalmente, o Tantra e os Nathas. Antes de falarmos qualquer coisa sobre o tema Tantra é preciso esquecer tudo o que já ouvimos ou vimos sobre.
Isso porque o Tantra é a tradição espiritual que mais foi deturpada pós Nova Era, vindo para o ocidente com um autor conhecido como Osho. Que resume toda a prática do Tantra como um movimento de cura e terapia sexual. Quando, na verdade, não existe nenhuma relação direta do Tantra com sexo ou teorias de repressão sexual! Não existe massagem tântrica ou nenhuma técnica tântrica que estimule energias sexuais ou o desbloqueio delas. Existe sim massagens e técnicas que possam ajudar ou tratar repressões e questões sexuais, mas agora você sabe que apesar de assim chamarem NÃO EXISTE massagem tântrica.
Tantra é uma escola espiritual, ou sistema filosófico, com uma quantidade imensa de escrituras sagradas, chamada de tantras. Existem inúmeras formas de Tantra, inclusive budistas. Porém, para seguirmos com o tema geral desse artigo, podemos sintetizar a princípio o Tantra sendo como um escola de práticas espirituais que visa experienciar o contato direto com o Divino, ou Sagrado, ou Deus.
Voltando ao yoga moderno. Uma marca importante do yoga moderno é a sua relação com a ciência, que começa a se formar no início do séc. XX, com nomes como Swami Kuvalayananda e Swami Vivekananda. Que formatam um yoga pensado agora pro Ocidente. A partir daí, o yoga moderno começa a se tornar uma prática que se mistura com os conceitos da educação física, ciência, artes marciais, cristianismo, esoterismo, etc.
Nesse momento chegamos em um ponto importante mas complexo de se falar! O yoga


Quando falamos de yoga estamos falando de um universo. Um universo de filosofias, sistemas, pensamentos e práticas.
PRA QUEM TEM PRESSA:
O QUE VOCÊ VAI LER NESSE POST
- como funciona uma aula experimental?
- precisa ser flexível pra praticar yoga?
- nunca fiz nenhuma postura de yoga, e agora?
- qualquer pessoa pode praticar yoga?
- praticar quantas vezes na semana?
- quais os benefícios do yoga?
- yoga machuca?
DICAS BÁSICAS - YOGA DO ZERO
Primeiramente, não se preocupe por ser sua primeira vez e você não fazer ideia do que esperar. A aula experimental é tranquila e inclusiva! Não existe julgamentos, mesmo que você nunca tenha entrado em uma escola/estúdio de yoga.
Não sinta vergonha pensando se você está fazendo da forma certa ou não. No yoga a parte mais importante vai muito além do corpo! Lembre-se disso.
se já quer agendar sua aula experimental é só clicar no botão abaixo:
Como funciona uma aula experimental?
Ao agendar sua aula experimental você vai receber, por escrito, as orientações necessárias para a aula, quem será sua professora e sobre o uso do tapetinho de yoga. É importante tentar chegar com 10 minutos de antecedência!
A aula experimental é feita na turma escolhida e o mais importante é que você foque apenas em você e na sua prática. Como será sua primeira vez é mais que normal a vontade de olhar para as outras alunas, mas evite, se possível.
Por último: não se cobre e não se exija, a caminhada no yoga deve ser contemplada passo a passo, sem pressa. Afinal, temos uma vida inteira pela frente e queremos que ela seja vivida com consciência e plenitude. Mesmo que você experimente benefícios logo na primeira aula, silenciar/observar a mente e se conectar ao presente é um desafio enorme e pode frustrar quem está iniciando. Com isso, podemos já falar de 2 pilares essenciais dentro do yoga: o desapego e a constância.
A prática de yoga hoje é amplamente legitimada pela ciência, portanto, sabemos de todos os benefícios, por isso é importante que você desenvolva a capacidade de não se apegar aos resultados que as aulas podem produzir em você. Apenas curta a jornada e explore suas próprias potências.
O principal objetivo do yoga é fazer com que você tenha consciência, seja potente e feliz.
Precisa ser flexível pra praticar yoga?
Não. Na verdade, se você não tem boa flexibilidade você DEVE fazer yoga, justamente para melhorar esse aspecto que é necessário pra uma vida mais longa e uma velhice mais saudável e com mais independência. Quando falamos de flexibilidade e força estamos falando de saúde. Um corpo saudável deve ser flexível e forte. Somente força ou somente flexibilidade deixará seu corpo frágil e mais exposto a lesões ou doenças a médio e longo prazo.
Nunca fiz nenhuma postura de yoga, e agora?
Com certeza não tem problema.
Nas nossas turmas para iniciantes a aula é totalmente adaptada, mesmo pra quem nunca fez, e caso você não consiga executar determinada postura(asana) a professora irá te orientar, de forma acessível e adaptada.
Qualquer pessoa pode praticar yoga?
Costumamos dizer que existe um tipo de yoga para cada pessoa, dada a quantidade de modalidades e tipos de yoga que existem.
Então sim, todo mundo pode e deve praticar yoga. Basta ter um corpo!
Porém, é de extrema importância que você avise à sua professora caso você tenha alguma condição específica. Seja ela de ordem mental ou física.
Como, por exemplo: depressão, pânico, transtorno de ansiedade generalizada, hérnia, fibromialgia, vertigem, labirintite, pressão alta, pressão nos olhos, gestante, bipolaridade ou borderline, etc.
Praticar quantas vezes na semana?
Se você busca no yoga apenas mais consciência corporal, mais saúde e uma mente mais concentrada, 2x na semana é o mínimo.
Disponibilizamos a opção de aula 1x na semana apenas para quem não consegue praticar pelo menos 2x. Com certeza 1x na semana é melhor do que nenhuma!
Quais os benefícios do yoga?
O ideal para a prática de yoga é que seja feita todos os dias, mesmo que por 10 minutos.
Ao praticar constantemente, podemos experimentar:
- controle/manejo da ansiedade
- maior concentração/atenção plena
- mais força e flexibilidade
- consciência corporal
- aumento da vitalidade e saúde geral
- equilibra todo o corpo
- fortalece sistema imunológico
- ativa sistema nervoso parassimpático
- conexão espiritual, entre outras centenas de benefícios.
Sobre a diferença das modalidades:
As modalidades de yoga que envolvem as posturas, como essa da foto acima e que vemos tanto nas redes sociais, são modalidades de hatha yoga.
Dentro disso temos várias outras modalidades, como: hatha vinyasa, ashtanga vinyasa yoga(ou só ashtanga yoga), vinyasa flow, kundalini yoga, acroyoga, iyengar yoga, etc.
A principal diferença de uma modalidade pra outra é a forma em que se pratica essas posturas e, ainda mais, a forma em que se muda de uma postura para a outra.
No hatha yoga, a transição de uma postura pra outra, geralmente, é lenta e calma, e o praticante fica mais tempo nas posturas.
No ashtanga yoga e no vinyasa flow, a mudança/transição de uma postura pra outra é fluida e sincronizada com a respiração, o que dá um aspecto de movimento contínuo, deixando a aula bem intensa e forte, já que temos menos tempo de pausa nas posturas e descanso.
Então, hatha vinyasa se torna a modalidade híbrida, onde buscamos trazer a fluidez e dinamismo do vinyasa ao mesmo tempo em que trazemos também características do hatha yoga.
Yoga machuca?
Não. Nenhuma modalidade da nossa grade de horários tem impacto e intensidade suficiente para gerar uma lesão ou machucado.
A prática de yoga feita acompanhada por profissionais qualificadas, e feita com atenção e entrega, não oferece risco ao praticante, possibilitando uma vida inteira de yoga sem lesões, mas é preciso se atentar à alguns pontos que vamos deixar abaixo e também se lembrar que a prática de yoga é pessoal, e é muito mais interna do que externa. Portanto, foque na sua prática e tudo ocorrerá bem!
IMPORTANTE: se você tem alguma condição, doença ou sofre de alguma síndrome ou transtorno, como: depressão, pânico, transtorno de ansiedade generalizada, hérnia, fibromialgia, vertigem, labirintite, pressão alta, pressão nos olhos, gestante, bipolaridade ou borderline, etc, você deve avisar antecipadamente seu professor(a) para caso seja precisa fazer alguma adaptação ou ajuste para você!

